domingo, 15 de julho de 2012

DIÁRIO DE BORDO (Maio/2012):

Na comemoração dos 44 anos da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), quem ganhou presente foram os convidados, amigos e fãs — e eu me incluo em todas as categorias!
Afinal, desde priscas eras, participo da bela trajetória dessa imprescindível entidade, generosa parceira de todos os que amam literatura, educação e cultura.
Antes da festa propriamente dita, aconteceu uma particular: o momento em que entreguei o livro a uma das homenageadas na dedicatória de A ROSA QUE GIRA A RODA, Melhor Livro de Teatro do Prêmio FNLIJ 2012.
E de quem se trata essa figura ímpar? A minha, a nossa amadíssima Vanna Piraccini! Para os muitos amigos conquistados ao longo de 6 décadas de existência da Livraria Leonardo da Vinci, simplesmente dona Vanna.
Mais que livraria, a da Vinci é uma barca de saber e prazer que dona Vanna tem capitaneado em tempos favoráveis ou contrários, sem nunca desistir da missão. Seguida de perto por Milena, tão valente quanto a mãe, e fiel equipe.
Na sequência, a entrega dos Prêmios FNLIJ 2012, no Palácio Gustavo Capanema.

Na foto acima, o momento em que recebo, das mãos da querida presidente da Fundação, Isis Valéria, sob o olhar atento da sempre elegante Beth Serra, o prêmio FNLIJ Lucia Benedetti ao Melhor Livro de Teatro. Ilustrado por Rosinha e editado pela Dimensão, o prêmio foi concedido para A ROSA QUE GIRA A RODA.
A Dimensão, maravilhosa parceira na edição de 4 livros meus, dois de dramaturgia e dois de poesia, fez-se representar pela querida amiga Silvana Costa, assistente editorial. Ou como a gente brinca, a fada assistente da fada-mor Antonieta Cunha!
E, agora, chega de trabalho e ‘bora comemorar!

Brindando, comigo, a premiação de A ROSA QUE GIRA A RODA, a amiga que não via há tempos: a bela Celina Rondon. Foi na galeria da Livraria Divulgação e Pesquisa, da qual Celina era uma das donas, que em 1983 inauguramos uma das primeiras exposições coletivas de ilustradores, das várias que se realizariam depois.
Lá e então, meus colegas de catálogo foram Regina Yolanda, Gabor Geszti e mestre Rui de Oliveira. Rui, igualmente premiado (ele merece, ele merece!), também estava na festa da FNLIJ. Pousamos para uma foto, mas — coisas da tecnologia — a máquina deu chabu! O remédio é fazer uma visitinha ao Álbum de Fotos: no 14º Salão FNLIJ tem uma foto que retrata (não resisti ao trocadilho...) nossa amizade.