quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO II (Novembro/2011):

Quem não foi, perdeu uma das festas literárias que faz jus a este país continental: a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, onde estive de 8 a 11 de novembro.
Depois de um “namoro” de anos, eu, mais a querida Sonia Zanchetta e simpaticíssima equipe da Câmara Rio-Grandense do Livro, “casamos” nossas agendas e, finalmente, pude conhecer a afamada Feira de POA!


No dia de minha chegada, 8 de novembro, visitei a encantadora Caracol Escolinha, cujas donas, igualmente encantadoras, são Valesca Karsten Leal e Ieda Luiza Minuscoli. 


A gurizada (pra entrar no clima gaúcho) preparou lindos trabalhos sobre meus livros MEMÓRIA DE BALEIA e O ROQUE DA CIGARRA.


 
Na manhã do dia 9, no Teatro Sancho Pança, encontrei-me com alunos do Ensino Fundamental, através do programa de leitura “O Autor no Palco”. Pelas perguntas, deu para perceber que eles haviam se preparado bem para o encontro, fuxicando meu site.

À tarde, visitei a Escola Estadual Especial Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos, pelo programa “Lendo pra Valer”, onde os livros trabalhados foram SIMPI E O DESAFIO DO DRAGÃO e VINTE CANTOS DE SEREIA.



Da experiência inesquecível, conservo o carinho sincero das crianças (foi o recorde de beijos ganhos, numa visita!) e minha admiração pelo comprometimento das “profes” (como se diz por lá).



Muito se poderia comentar sobre a beleza de Porto Alegre e a gentileza de um povo extremamente cortês, mas o espaço seria insuficiente. Pra matar um pouco da saudade, alguns registros de felizes encontros com amigos da LIJ (se procurar no blog, achará o que significa a sigla...).


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO (Novembro/2011):

De 8 a 11 de novembro, a gente se vê na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre!

A convite da Câmara Rio-Grandense do Livro, na pessoa da querida Sonia Zanchetta, participarei de eventos ligados a dois programas de leitura da Câmara. São eles: “O Autor no Palco” e “Lendo pra Valer”.

O encontro do “Autor no Palco” acontece no dia 9 (quarta-feira), às 10h30, no Teatro Sancho Pança que fica na Avenida Mauá, 1050, Armazém B, no Centro Histórico de Porto Alegre. Estão todos convidados!

À tarde, visito a Escola Estadual Especial Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos, no bairro de Belém Novo. A atividade faz parte da 4ª edição do Programa de Leitura “Lendo pra Valer”, desenvolvido pela Câmara, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Por falar no Rio Grande do Sul, terra de um dos maiores e mais amados poetas do Brasil, Mário Quintana (nascido em Alegrete, onde se deu a Revolução Farroupilha), nossa homenagem ao mestre, com uma de suas frases lapidares: “Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo...”